Escolas Públicas Municipais de Gilbués aplicam prova do SAEPI

Data: 20/08/2021

Esta semana as escolas da rede pública municipal de ensino de Gilbués deram início a aplicação das provas do SAEPI - Sistema de Avaliação Educacional do Piauí.

As avaliações serão aplicadas entre os dias 16 e 27 de agosto em todas as escolas do município conforme os dias e horários estabelecidos por cada instituição. Este ano, serão avaliados os alunos do 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental.

Esse sistema de avaliação foi criado em 2011 a fim de diagnosticar o nível de aprendizado dos alunos da rede estadual e Municipal de educação e é aplicado anualmente para avaliar de modo censitário os alunos dos 6º e 9º ano do Ensino Fundamental, e das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. A partir das respostas à avaliação aplicada pelo SAEPI é possível medir o desempenho dos alunos da rede estadual e Municipal em cada um dos descritores das disciplinas mencionadas acima. Além disso, os dados de desempenho dos alunos integram o IEPI (Índice de Desenvolvimento da Educação do Piauí).

A secretária de educação Ana Cleide Tavares pede aos pais ou responsáveis que façam um esforço para levarem os alunos, pois os dados coletados através da avaliação são de suma importância para melhorar o ensino da nossa cidade.

A equipe da SEMED- Gilbués, os diretores, coordenadores, professores e demais colaboradores organizaram e prepararam uma decoração especial para receber os alunos que farão as provas, tomando todas as medidas de segurança cabíveis para evitar a contaminação por Covid-19.