PMG REALIZA ENCERRAMENTO DA CAMPANHA MAIO LARANJA

Data: 01/06/2021

A Prefeitura Municipal de Gilbués, através da Secretaria de Assistência Social realizou no mês de maio a campanha FAÇA BONITO que tem por objetivo o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

O dia 18 de Maio é o dia Nacional da luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, mas a campanha acontece em todo o país durante o mês inteiro através de ações em parceria com os órgãos da Assistência Social, Conselhos Tutelares, Polícia Civil e da comunidade como um todo.

Durante todo o mês a campanha de conscientização aconteceu através das redes sociais, eventos presenciais em locais estratégicos onde já havia uma concentração de pessoas, como é o exemplo da Casa Lotérica e da Feirinha da Praça Geraldino Gabriel, para onde a equipe do CRAS, CREAS e Conselho Tutelar se dirigiram para alertar a população, orientar e incentivar a fazerem denúncias em caso de suspeitas de abuso.

As equipes se deslocaram para o  povoado Boqueirão, localidade da zona rural de Gilbués, onde houve reunião em espaço aberto, seguindo as medidas de segurança em relação à disseminação da Covid-19.

Durante a campanha além das palestras informativas foram entregues mais de duzentos kits de higiene contendo: água sanitária, creme dental, escova dental, sabão em barra, sabão líquido, álcool em gel, dentre outros itens.

Neste dia 31, o evento de encerramento da campanha em Gilbués, aconteceu na praça Joaquim Nogueira Paranaguá e contou com a participação de representantes da Polícia Civil, Câmara de Vereadores, CRAS, CREAS Conselho Tutelar, Igreja Católica e Evangélica, Secretaria de Educação, Ministério Público e demais segmentos da sociedade, além de crianças e adolescentes.

Na abertura do evento, o padre falou que as crianças são as prediletas no reino de Deus, por sua inocência e pureza e que os adultos são escolhidos para serem os guardiões das crianças, como seres mais frágeis. Colocou-se a disposição do Conselho nessa luta pela instrução das crianças.

A Conselheira Tutelar Joelma Gomes expôs o objetivo da campanha maio laranja - mês dedicado a sensibilizar a comunidade sobre o abuso sexual infantil, além de mencionar o significado dos símbolos ali dispostos e que ilustram a campanha. Conclamou a população a denunciar.

De forma lúdica, a professora Aêda Veleda explicou às crianças e adolescentes sobre as partes do corpo em que a criança pode e que não pode deixar ser tocada, exemplificando através dos sinais de trânsito.

A Secretária de Educação, Ana Cleide Tavares, foi enfática ao dizer: "Omissão não"! Que nossa indignação seja grande a ponto de não nos calarmos.

Ao final o prefeito Amiltinho, acompanhado da primeira dama e secretária de saúde, Antônia Naiana,  reiterou seu apoio a campanha, parabenizou a Secretaria de Assistência Social, agradeceu o trabalho realizado pelo Conselho Tutelar e Policia Civil e pediu a população para fazer sua parte. Garantiu ainda que daria o apoio necessário para que esse trabalho chegasse a todas as comunidades desse município.

A Secretária de Assistência Social, Audilia Maciel, na condução dos trabalhos falou sobre o empenho das equipes envolvidas na campanha e sobre a importância de uma participação efetiva da sociedade na luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Finalizou destacando a satisfação de poder unir forças com os demais segmentos ali representados.