SEMED- GILBUÉS INSTAURA HORTA COMUNITÁRIA SUSTENTÁVEL

Data: 24/05/2021

O projeto HORTA COMUNITÁRIA SUSTENTÁVEL é uma iniciativa da Unidade Escolar Jonas Pereira de Sousa, apoiada pela Prefeitura Municipal de Gilbués através da Secretaria de Educação com suporte técnico da Secretaria de Meio Ambiente.

A proposta é agregar à merenda escolar alimentos livres de agrotóxicos e agroquímicos, conscientizar os alunos sobre práticas alimentares promotoras de saúde e bem-estar e utilizar a horta para atividades pedagógicas no período pós-pandemia.

O projeto está na fase de plantio. A princípio o cultivo é de coentro, alface, cebolinha, tomate,  cenoura, couve, beterraba, abobrinha, entre outros. Avaliadas essas culturas, pretende-se ampliar as atividades de cultivo. O projeto foi elaborado e desenvolvido por Ênio Luiz Alves de Andrade Lustosa – engenheiro agrônomo formado pela Universidade Estadual do Piauí - campus Corrente, com a colaboração de Leandro Reis Barros, técnico em horticultura. A coordenadora pedagógica da escola Silvia Paiva Vilarindo também teve participação no projeto fomentando a prática do saber e do fazer coletivo.