NÚCLEO DE PESQUISAS EM GILBUÉS SERÁ REVITALIZADO

Data: 24/05/2021

O governador Wellington Dias se reuniu em 28 de agosto do ano de 2020 com secretários e outras autoridades, a fim de discutir a retomada do projeto para revitalizar o NUPERADE (Núcleo de Pesquisas para Recuperação de Áreas Degradadas e Combate à Desertificação), situado em Gilbués-PI. Diante disso, na manhã deste sábado, 22 de maio de 2021, uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (SEMAR), composta por Renan Negreiros, Diretor de Gestão de Recursos Hídricos; Luciano Pessoa, Engenheiro Civil e o Consultor Ronan Lima, esteve no Nuperade fazendo levantamento da estrutura física do local para que o núcleo seja reformado e tenha suas ações retomadas.

No Brasil, o Nuperade é o primeiro Núcleo para Pesquisa de Recuperação de Áreas Degradadas e Combate à Desertificação, e foi idealizado pela então ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, juntamente com o governador Wellington Dias, com sede localizada no município Gilbués, no sul no Piauí, uma região muito afetada com a desertificação. O Núcleo foi fruto de uma parceria entre o Governo Estadual, Governo Federal e universidades. O núcleo sempre teve a ONG S.O.S. Gilbués como parceira.

A atual gestão da prefeitura de Gilbués tem grande interesse em ser parceira e participar da gestão e das ações do Nuperade, demonstrando esse interesse, o prefeito Amiltinho (Progressistas) enviou ao local o Professor e ambientalista José Marlos Moreira, atualmente Chefe do Cerimonial da Prefeitura, e Coordenador de Gestão da Agricultura Familiar, o Engenheiro Agrônomo Ênio Luiz Andrade, para acompanhar a equipe da SEMAR.

“Sabemos que o problema da desertificação existe em nosso município e região e apoiamos toda e qualquer iniciativa que seja benéfica no combate à degradação ambiental. Estamos à disposição, queremos ser parceiros para juntos termos de volta o tão importante trabalho que as universidades e outros órgãos desenvolviam no Nuperade, ações importantes para nós gilbueenses e para toda a grande região degradada de Gilbués que envolve 14 (quatorze) municípios cincunvizinhos”, disse o prefeito Amiltinho.

FONTE: José Marlos Moreira

FONTE: José Marlos Moreira