CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE TEM SUA PRIMEIRA REUNIÃO NO ANO DE 2021

Data: 19/05/2021

O Conselho Municipal de Saúde se reuniu pela primeira vez para uma reunião extraordinária com o objetivo de analisar os balancetes do mês de fevereiro do ano de 2021 da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e da Unidade Mista de Saúde (UMS). O encontro aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Saúde do Município no dia 18 de Maio e contou com representantes de diversos setores da administração pública municipal e outros setores da sociedade.

Na ocasião foram apresentados os membros que irão compor o conselho que terá como presidente Deiany Lustosa, como vice-presidente Amanda palha e secretaria Luciana Alves.

A presidente falou sobre a importância do conselho de saúde, na fiscalização de recursos, como análise de balancetes, apoio nas tomadas de decisão e recebimento de denúncias. O conselho irá se reunir uma vez por mês para discutir essas demandas.

O conselho é um espaço que permite um diálogo entre as partes, possibilitando o reconhecimento da realidade vivida pelos trabalhadores em saúde, administradores, usuários e a sua relação com o sistema Único de Saúde e Rede Municipal. Dentre as muitas funções exercidas pelo conselho destacam-se fiscalizar e acompanhar o desenvolvimento das ações e serviços de saúde, acompanhar, fiscalizar a política de saneamento e meio ambiente, examinar propostas e denúncias apresentadas, acompanhar a elaboração do plano de trabalho da unidade de saúde, conhecer os recursos humanos, materiais e financeiros e programas desenvolvidos no centro de saúde, decidindo as propriedades.

Os conselheiros se colocam a disposição da população para fazer esse elo entre os mesmos e a Secretaria de Educação.