PMG ESCLARECE AOS SERVIDORES SOBRE O NÃO RECEBIMENTO DO PIS/PASEP

Data: 18/08/2021

A Prefeitura Municipal de Gilbués diante da aflição dos funcionários por não receber o abono salarial (PIS/PASEP) nesse ano de 2021 vem através desse portal esclarecer sobre o ocorrido.

O Governo Federal suspendeu os pagamentos do PIS/PASEP referentes ao segundo semestre do ano de 2021. Os recursos que seriam destinados ao pagamento do PIS/PASEP serão usados para financiar medidas que buscam minimizar os impactos gerados pela pandemia de Covid-19 e permitir o pagamento do Benefício de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm)  enquanto a pandemia de Covid-19 vigorar em 2021.

A paralisação do pagamento do PIS/PASEP 2021 deixou muitos trabalhadores preocupados com possíveis prejuízos. Porém, a decisão foi tomada pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) em acordo com o Governo, empresas e trabalhadores.

A proposta do governo é manter e preservar o trabalho dos brasileiros, mesmo diante da pandemia. Porém, para isso, cerca de 10,8 milhões de brasileiros deixaram de receber os recursos do PIS/PASEP.

A suspensão do pagamento do PIS/PASEP é temporária e permite que os trabalhadores saquem o valor em até cinco anos, após o término do calendário de pagamentos. Dessa maneira, os cidadãos afetados terão que aguardar seis meses para sacar o valor.

Diante disso, o PIS/PASEP 2021 do segundo semestre só estará disponível em Janeiro de 2022. O recurso é referente aos serviços prestados em 2020 e o Governo Federal deixará de repassar entre R$ 7,6 bilhões a R$ 8,1 bilhões.

A estimativa é que esses profissionais recebam no ano que vem os valores referentes a 2020 e 2021. O acordo feito no Codefat definiu que o pagamento do abono salarial acontecerá no primeiro semestre de cada ano.

É importante lembrar que o PIS é destinado aos trabalhadores da rede privada com carteira assinada, sendo de responsabilidade da Caixa Econômica Federal. Já o PASEP é pago aos servidores públicos pelo Banco do Brasil.

Fonte: fdr

Fonte: fdr