GILBUÉS TEM DIA HISTÓRICO PARA SUA CULTURA

Data: 12/11/2021

Em 05 de Novembro comemora-se no Brasil o Dia Nacional da Cultura, aqui no Piauí a data foi comemorada com um grande evento no palácio de Karnak (sede do governo do Estado) na capital Teresina, onde foi entregue o certificado do Patrimônio Vivo do Piauí. O vereador Henrique Guerra esteve representando a Prefeitura Municipal de Gilbués e a Secretaria Municipal de Cultura.

Na ocasião, a Sra. Olenor de Sousa Andrade (Dona Olenor) recebeu o certificado pelo seu brilhante trabalho como Rezadeira e Cantadeira na festa do Divino na comunidade Quilombola da Marmelada no município de Gilbués.

O edital do Patrimônio Vivo do Piauí beneficiou 30 mestres e grupos de cultura que atuam em ofícios tradicionais piauienses reconhecidos no Brasil e no mundo, como arte santeira, renda de bilro ou manifestações culturais ligadas à dança, música e literatura de cordel.

Esta ação foi uma forma de reconhecer, certificar e apoiar os mestres e grupos folclóricos do estado. Aqueles que foram agraciados com o certificado, contarão com um auxílio financeiro mensal para ajudar a manter vivas essas tradições e cultura. É um momento histórico e muito importante pra todos que fazem parte do Patrimônio Cultural Vivo do estado do Piauí

O Prefeito Amiltinho (Progressistas) demonstrou imensa satisfação pela conquista e garantiu total apoio para a prática e crescimento das tradições culturais existentes no município.