A Associação dos Municípios do Extremo Sul do Piauí (AMES), realizou no último sábado (25), na cidade de Corrente a primeira reunião ordinária do ano. A discussão sobre a criação de consórcio de saúde pública, duplicação da BR- 135 e a organização da associação foram temas que nortearam a reunião.

Palestras com temas como: Direito tributário, resíduo sólidos, líquidos e armazenamento, duplicação BR- 135, programas de parcerias com ensino fundamental, regime de previdência própria foram ministradas aos gestores municipais presentes ao evento.

O prefeito de Gilbués, Léo Matos, que apresentou um modelo de consórcio de saúde pública aos colegas, fez uma avaliação positiva do evento, segundo ele os gestores estão com visão de politicas públicas. “A gente faz uma avalição muito positiva por mostrar que hoje a visão de politicas públicas está verdadeiramente dentro dos gestores que são 23 dessa região, e que estão prontos para trabalhar por sua população, então a gente fica muito satisfeito sai daqui de Corrente hoje com o sentimento renovado de esperança de que tudo vai dar  certo para o nosso povo”. Contou.

Reeleito presidente da AMES por aclamação, o prefeito Betim do município de Riacho Frio, destacou que o evento foi um sucesso, e que isso motiva a trabalhar mais ainda mais pelo fortalecimento da associação e da região. “O evento foi um sucesso, a gente ficou ate surpreendido com a quantidade de prefeitos que vinheram em torno de 70% dos prefeitos da associação, foi um evento que surpreendeu a nós que estávamos na organização e graças a Deus foi uma programação muita boa, todo mundo tá elogiando muito, o público e os prefeitos que assistiram gostaram muito, então a gente a cada hora e dia cria mais vontade de trabalhar pelo sul do Piauí e pela nossa associação”. Disse.

Preocupado com a situação da BR- 135, Ariano Messias, prefeito de Cristalândia do Piauí, destacou que a união dos gestores municipais é importante para a luta de interesses regionais. “Muito importante porque a gente precisava juntar esses interesses regionais para que a gente pudesse tá discutindo e procurando soluções, eu acredito que a partir desse momento a gente vai começar a trabalhar juntos no sentido de solucionar esses problemas”. Afirmou.

Gestor do município de Corrente, Murilo Mascarenhas, que doou um espaço para a associação disse que a união dos prefeitos do Extremo Sul do Estado cria força para lutar pelo desenvolvimento da região. “Para mim foi um prazer receber aqui a maioria dos prefeitos do Extremo Sul do Piauí, onde nós estamos buscando nos unir para conseguir aquilo que nós propomos ao povo da nossa região, a gente sabe que da união nasce à força, então nós estamos nos organizando para conseguir ir ate o governo estadual e federal para que a nossa região cresça de uma forma organizada e unida para que a gente possa alcançar o nosso objetivo”. Afirmou.

DIRETORIA AMES 2017/2018

Conselho Diretor/Nome/Município

Presidente: Adalberto Gerardo Rocha Mascarenhas – Riacho Frio

Vice-Presidente: Diostenes José Alves Avelino Lopes – Avelino Lopes