Após uma longa luta da gestão do prefeito Léo Matos, juntamente com a secretária de saúde Cires Guerra, o município de Gilbués vai receber uma nova ambulância para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU 192. O Termo de Doação nº 0228/2019, celebrado entre a Prefeitura de Gilbués e o Ministério da Saúde, já foi assinado e o envio da ambulância depende apenas da comunicação do órgão federal à empresa fornecedora.

O novo veículo do SAMU de Gilbués custou R$ 172.200,00 (cento e setenta e dois mil duzentos reais), e tem as seguintes características: Furgão Marca MERCEDES-BENZ, Modelo 415 SPRINTER, Cor predominantemente branca, Ano/Modelo: 2018/2019, Motor a Diesel, 146 CV, adaptado para ambulância, com chassi: 8AC906633KE165766.

Após receber o veículo, a gestão municipal terá a obrigação de manter em funcionamento a ambulância e seus equipamentos e assumir os custos operacionais decorrentes; conservar e manter a identificação visual do SAMU-192; efetuar a manutenção preventiva e corretiva do veículo durante o tempo de vida útil do bem, assumindo os custos advindos destes procedimentos; providenciar o seguro total do veículo, entre outras obrigações burocráticas.