O ‘Setembro Amarelo’ é uma campanha brasileira de conscientização da população a respeito da prevenção do suicídio. A Prefeitura de Gilbués, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social, também abraça a causa e propõe diversas ações referentes ao tema que abrangem capacitações para profissionais da Rede Básica Assistencial e para a população em geral, assim como atendimento visando orientações.

Para o prefeito, essas mobilizações são de extrema importância e podem salvar vidas. “É necessário criar um novo paradigma relacionado ao tema suicídio; conversar ainda é a melhor solução e, essa dinâmica nas escolas, nas unidades de saúde e em vários ambientes de Gilbués, contribuirá de forma positiva para mostrar que assuntos como este tornam-se fundamentais quando falamos e ouvimos sobre a importância do viver”, destacou Léo Matos.

As primeiras atividades aconteceram nos dias 14 e 18/09, na Unidade Escolar Denilde Alencar “FESAG”, com abordagem por profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Familia (NASF).
No dia 04/09 (aniversário da cidade), os profissionais da Secretaria de Saúde participarão do Desfile Cívico, na Av. Anísio de Abreu.
E nos dias 25 e 26/09, foram realizadas paletras pelas equipes do CAPS e do NASF, nas Escolas Estaduais Fausto Lustosa e Lustosa Sobrinho.

Nas palestras além de atividades foram realizadas distribuição de material informativo.