NOSSA GESTÃO TEM COMPROMISSO COM A SAÚDE DE NOSSA GENTE!

O município de Gilbués em mais um ano aderiu a Campanha Outubro Rosa – com o objetivo de conscientização em Combate ao Câncer de Mama e o Câncer ginecológico, tomando o relevante tema como vetor na oferta de serviço em todas as Unidades Básicas de Saúde e vários outros setores da Prefeitura.

Desde o início de outubro, a Secretaria de Saúde em parceria com outras secretarias municipais, vem promovendo a Campanha de Combate ao Câncer de Mama e Ginecológico no município. As Unidades Básicas de Saúde, tem realizado palestras, orientações e acompanhamentos de casos.

“Outubro Rosa” é uma campanha de conscientização dirigida à sociedade e destacando às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Direcionando em especial à saúde da mulher, visto que é a responsável por mais de 80% dos acolhimentos realizados pela Secretaria de Saúde.

Segundo o Secretário de Saúde Municipal, Rômulo Paiva, a campanha tem alguns focos principais, quais sejam:

– Enfatiza a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas;

– Informa que para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos;

– Mostra a diferença entre mamografia de rastreamento e diagnóstica;

– Esclarece os benefícios e malefícios da mamografia de rastreamento;

– Informa que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias.

– Efetiva o trabalho de promoção de saúde sobre a temática.

– Realiza com maior intensidade o exame de colo de útero, conhecido como Papanicolau.

“Quero agradecer o esforço e a dedicação das equipes da Secretaria da Saúde, Estratégia de Saúde da Família (ESF), das Unidades Básicas do município, do Pronto Socorro, enfim, a todos aqueles que estão envolvidos de forma contínua neste importante trabalho, cuja campanha, Outubro Rosa, é a apenas uma parte do que é feito cotidianamente pelo nosso Governo, cuidando da população da nossa gente”, disse o Prefeito Léo Matos .